sábado, 23 de agosto de 2014

Tireóide - Vamos falar um pouco desta glândula tão culpada pelos nossos excessos e tão importante para nosso organismo

nutrição tiróide
Localização da tiróide

Geralmente não sou prolixa, mas as vezes gosto de falar e não parar mais, mas vou tentar ser breve e prática. Mãos a obra, porque aí vamos nós!!!
Será que sua tireóide funciona da maneira adequada?
Bem, deixa então eu dar umas informações para pensarmos todos juntos.
A tireóide é um órgão que produz um hormônio chamado comumente de T4 e que é transformado em T3 no fígado, cérebro, rins dentre outros órgãos. Para esta magnífica transformação, é preciso iodo e para o funcionamento magnífico da tireóide precisamos de certos nutrientes.  Mas não só isso,  também precisamos evitar outros alimentos que podem suprimir o funcionamento adequado da tireóide.  Muito importante a quem já tem diagnosticado o hipotireoidismo.
Os hormônios da tireóide têm várias funções importantíssimas para o nosso corpo.  Elas vão desde a regulação da temperatura corpórea, utilização do cálcio pelo organismo  utilização e metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas do corpo, como também o desenvolvimento da depressão (no caso carência dos hormônios tiroidianos), ganho e perda de peso… Enfim, trabalham horrores a nosso favor e se não estiverem atuando da maneira adequada, temos um prejuízo enorme!!
NOCIVOS:
repolho couve brócolis
sementes-linhaca
Temos que estar cientes, por exemplo, que tratamento com lítio inibe o bom funcionamento da tireóide.  Outros alimentos que diminuem a atividade da tiróide são a soja e todos os seus subprodutos,  pinhões, amendoins, linhaça, pêra, pêssego, batata doce, brócolis, couve, repolho, mostarda e rabanete, pois se unem ao iodo impedindo sua absorção.  Porém tem uma ajudazinha, cozinhar a couve, repolho ou brócolis, reduz o problema.
no-gluten560
Glúten, não poderia faltar na nossa lista de alimentos que atrapalham o funcionamento da tireóide. O glúten é uma substância que atrapalha a absorção do iodo e pode desencadear respostas autoimunes (incluindo a tireoidite de Hashimoto) em pessoas que são sensíveis. Ele é encontrado no trigo, centeio e cevada, além de alimentos mais processados.
BENÉFICOS:
Por outro lado, existem também alimentos que podem ajudar a sua tireóide funcionar de uma maneira mais eficiente pois melhoram a captação do iodo.  Estes são alimentos ricos em:
healthy-food-gives-healthy-skin
sememente de abóbora
Tirosina (que é um aminoácido) encontrado nas carnes, aves, peixes, ovos, nozes, sementes de abóbora, feijões e queijos (os mais duros e a Consuelo vai gostar disso, porque ama queijo!! ;-)).
protein
Selênio que é encontrado em frango, carne, atum, alho, cebola e castanha do Pará.
cogumelos
espinafre
saladas_salada_de_acelga_com_tomate
Zinco, ferro e cobre, metais que são necessários em pequenas quantidades e são encontrados no fígado, espinafre, cogumelos, folhas de nabo e acelga.
- Ácidos graxos de cadeia média- óleo de côco, que beneficia o fígado (lembra como o fígado é importante para a conversão de T4 em T3?) e principalmente para os que já tem o quadro de hipotireoidismo, pois ajuda na perda de peso. Ou pelo menos não promove acúmulo da gordura.

Porém,  antes de pensar que a tireóide não funciona bem, verifique por meios de examesorientados pelo seu médico e veja o diagnóstico;)
Meninas e meninos, vamos cuidar da nossa saúde. É um bem que  foi concedido a muitos de nós gratuitamente, e custa pouco ou quase nada fazer a nossa parte e cuidar dela.
Este post, dedico especialmente à querida Quitéria, que com certeza estaria aqui com seu comentário delicioso e sempre bem humorado.
Um beijo grande, até o próximo post!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário